7⁰ dia, 23 de julho
+ Pelo sinal da santa Cruz,
+ livre-nos Deus Nosso Senhor,
+ dos inimigos.
+ Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amem.
Credo
Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra; e em Jesus Cristo, Seu único Filho, Nosso Senhor, o qual foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos; foi crucificado, morto e sepultado; desceu aos infernos; ao terceiro dia ressuscitou dos mortos; subiu ao Céu; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso; donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na santa Igreja Católica; na comunhão dos Santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amem.
Oração a São Charbel
São Charbel, santo monge eremita, luz que brilhais no firmamento da Igreja, glória dos católicos maronitas, que experimentastes a intimidade de Jesus, nosso Senhor, e n’Ele encontrastes a força; para renunciar ao mundo e à mundanidade, vivestes de forma perfeitíssima os conselhos evangélicos da castidade, da pobreza e da obediência, é convosco que quero aprender a amar a Deus e a servi-l’O. O poder da vossa intercessão manifesta-o Deus, onipotente e misericordioso, nos numerosos milagres alcançados por vossa intercessão, alguns ainda em vossa vida neste mundo; por isso a vós recorro, poderoso São Charbel, para que me alcanceis de Deus a graça que imploro ( indicar a graça que se pretende alcançar nesta novena…). Amem.
Meditação do 7° Dia
Criança ainda, Charbel – nessa altura era “o José”, seu nome de batismo - levava a vaca a pastar num terreno da sua família, onde havia uma pequena gruta que servia para repousar no período de maior calor. Quando o animal já estava saciado, dizia-lhe: “Deita-te aqui; agora é minha vez de ir rezar”. Ali ficava a vaca quietinha até que José terminasse as suas orações. Aquele local, onde o prodígio se repetiu tantas vezes, chama-se hoje “el-qaddis”, ou seja, “o santo”.
A criança cresceu, deixou de ser “o José” para ser “o irmão Charbel” que, como noviço da Ordem dos Maronitas vestiu o hábito que, na linguagem florida do oriente, era conhecido como o “traje angélico”: túnica preta, com tecido abundante, e um cordão feito de pele de cabra. Enquanto noviço, São Charbel cumpria de forma perfeita, com muita humildade, a Regra que o obrigava. A obediência, em si, é um verdadeiro martírio, pois a todos é muito difícil fazer o que os outros mandam. Esse martírio, São Charbel Makhlouf o viveu, numa imolação perfeita ao carisma do Fundador, São Maron, que no século VII fundou a Igreja Maronita, da qual foi o primeiro Patriarca.
O Padre Charbel via nos seus superiores a própria pessoa de Cristo, cumpria as suas ordens com alegria e com uma prontidão absoluta. E não só os seus superiores… Qualquer dos monges, ele o considerava outro Cristo, por isso lhe obedecia. Jamais alguém o viu contrariado com uma ordem recebida, ou queixando-se da conduta de algum superior. A obediência determinava a sua vida e santificava tudo o que fazia.
Oração para o sétimo dia
Bem-aventurado São Charbel, cheio de confiança procurando o vosso auxílio, pois quero fortalecer o meu coração com a virtude da obediência com que Deus vos favoreceu; alcançai-me a graça que espero alcançar nesta novena (indicar a graça..). Mostrai-me uma vez mais a grandeza da vossa bondade e o poder da vossa intercessão. Amem.
Oh bondoso e obediente São Charbel, rogai por mim!
Deus, meu Senhor, que concedestes a São Charbel a graça de uma caridade semelhante à vossa. Concedei-me que desperte e cresça no meu coração aquele amor que os cristãos devem testemunhar. Tende piedade e misericórdia de mim para que o vosso louvor esteja sempre na minha boca. Através de São Charbel Vos dou graças pelos séculos dos séculos. Amem.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória
V/. Rogai por nós, São Charbel, glória da Igreja Maronita.
R/. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amem.
____//____
Basílica dos Mártires, 15 de julho de 2021
Cónego Armando Duarte